Os Orixás e as Entidades

Os Orixás são as divindades cultuadas pela Umbanda. São eles:

Oxalá. É o senhor da pureza e do amor; Orixá da criação. Senhor Supremo que detém o poder de sugerir e realizar. Simboliza o começo de tudo, o nascimento, a vida e a morte. 
Sua cor, é o branco.
Obs.: Na Umbanda não se incorpora Orixás. Oxalá é conhecido como o Pai de todos os outros Orixás, o sustentáculo da Umbanda.



Oxum. Representa o amor, e fertilidade e a riqueza. Deusa das águas doce, dos rios e cachoeiras, pertence à linha das águas.
Sua cor, é lilás.



Oxóssi. Representa o conhecimento, a fartura e a agilidade. É o Orixá das
matas virgens e fechadas, o caçador, o provedor.
Sua cor, é verde.



Xangô. Representa a justiça. Protetor dos juízes, advogados. Xangô carrega o Livro Sagrado (as escrituras) e tem sempre ao seu lado um feroz leão.
Sua cor, é marrom.



Ogum. Representa a lei e a ordem. Senhor absoluto da guerra, atua entre a razão e a emoção. Todo Ogum é um guerreiro, agindo sempre com rigidez e firmeza. É o Orixá do calor, da força e da energia. Deus das guerras e vencedor de demandas, ele é o senhor das encruzilhadas, aquele que abre todos os caminhos e protege as pessoas em locais perigosos. Protetor dos ferreiros e de todos aqueles que trabalham com ferro.
Sua cor, é vermelho.



Iemanjá. É maternal, dedicada, protetora, uma "supermãe"; também protege de confusões e ajuda na harmonia familiar, pois trabalha em favor do amor e da família. É o Orixá das águas salgadas, senhora absoluta dos mares e oceanos.
Sua cor, é azul.



Iansã. Deusa dos ventos e das tempestades, senhora dos raios e relâmpagos, ela é temperamental. Deusa da beleza, autoritária e guerreira, Iansã sabe fazer prevalecer a sua vontade, sabe defender o que é seu e demonstrar todo o seu grande amor e alegria, nunca abandonando seus filhos.
Sua cor, é amarelo.